Documentos das atividades financeiras e atuariais do instituto estão em ordem.
As contas de 2022 do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) foram aprovadas pelo Conselho Fiscal em parecer expedido na última quinta-feira, 23.
O Conselho aferiu que as demonstrações financeiras consolidadas apresentam-se adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira individual do Igeprev, assim como dos fundos Financeiro de Previdência do Estado do Pará (FINANPREV); de Previdência do Estado do Pará (FUNPREV) e Sistema de Proteção Social Militar (SPSM), que compõem o sistema previdenciário do governo paraense.
Os conselheiros analisaram sete documentos demonstrativos das atividades do Instituto, entre eles, as operações bancárias mensais do FUNPREV, FINANPREV e SPSM no período de janeiro a dezembro de 2022; os balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial; as demonstrações dos Fluxos de Caixa (DFC) e das Variações Patrimoniais.
Ainda foram examinados os balancetes por unidade gestora, como também as notas técnicas explicativas sobre as variações mais relevantes em demonstrações contábeis e sobre o Balanço Atuarial consolidado.

Por fim, os relatórios do Núcleo de Controle Interno e de Monitoramento, além do Parecer Anual de Contas expedido pela Auditoria Geral do Estado (AGE).
“A aprovação das contas de 2022 do Igeprev pelo Conselho Fiscal confirma a seriedade de nossa gestão à frente do Instituto, que pugna pela eficácia do serviço e controle efetivo dos gastos. Isso é uma garantia para que o órgão continue com sua missão de atender os segurados”, ressaltou o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes.
A gestão atual investiu na contratação e formação de pessoal e implantou importantes projetos como a atualização cadastral de aposentados e pensionistas, dos servidores efetivos e ativos, a revisão da folha de pagamento, que detectou recebimentos irregulares, levando a uma economia de R$ 92.683.568,79 (noventa e dois milhões, seiscentos e oitenta e três mil, quinhentos e sessenta e oito reais e setenta e nove centavos).
Também descentralizou os serviços com a inauguração de novas agências no interior do Estado, beneficiando segurados das cidades de Abaetetuba, Castanhal, Capanema, Marabá, Altamira e Santarém, além de disponibilizar o atendimento itinerante em municípios não atendidos por agências do Instituto.
Uma das ações mais importantes que tem merecido destaque nacional é a política de resgate de recursos via compensação previdenciária. Em um ano, o Igeprev arrecadou cerca de R$ 297.286.925,17 milhões junto ao INSS.
A atuação do Igeprev chamou a atenção de institutos previdenciários de outros estados, como do Tocantins, que solicitou a cooperação do órgão paraense.
