Enviado por Lucila Pereira em qua, 16/10/2019 - 17:07

Servidores do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV-PA) participaram de um bate-papo sobre o Câncer de Mama, na manhã desta quarta-feira (16), no auditório Eloy Chaves, na sede do Instituto. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que este ano reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia.

Participaram do encontro Nazaré Falcão, enfermeira especialista em saúde pública, que atua no ambulatório da mulher da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Juliana Galvão e Luzia da Poça, técnicas previdenciárias que atuam como psicólogas no IGEPREV-PA e a advogada Vanessa Cardoso, que após passar pelo tratamento contra a doença, criou uma rede de apoio à mulheres que lutam contra o Câncer de Mama. A iniciativa agradou os colaboradores, que interagiram bastante com as convidadas compartilhando relatos e tirando dúvidas sobre o tema.

Cenário no Estado - No Pará, o Câncer de Mama é apontado como o segundo mais frequente entre as mulheres, ficando atrás apenas do de Colo de Útero. Segundo a Coordenação Estadual de Atenção Oncológica, o Pará registrou 627 casos de Câncer de mama em 2017, 659 em 2018 e 250 de janeiro a julho de 2019. Desse total, quase metade dos casos (47%) incidiram em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, e 29% em mulheres na faixa etária dos 40 aos 49 anos.

Sintomas - Os principais sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fonte: INCA