Enviado por comunica em qua, 15/06/2016 - 14:34

O Conselho Fiscal do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará – Igeprev realizou na manhã desta quarta-feira, 15, a primeira reunião com a nova composição de membros representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e de sindicatos. Nomeados no último dia 10 de junho, os Conselheiros e suplentes foram recebidos no auditório do Instituto pelo presidente do Igeprev, Allan Moreira.

Com a responsabilidade de fiscalizar e se manifestar em relação à gestão administrativa e econômico-financeira do Igeprev e do Fundo Previdenciário do Estado (Funprev) o Conselho, vinculado à Diretoria Executiva do Igeprev, é composto por 9 membros e 9 suplentes, onde estão representados Governo do Estado, Tribunal de Justiça do Estado, Assembleia Legislativa do Estado, Ministério Público Estadual e sindicatos que atuam em nome dos servidores públicos e militares em atividade, além de pensionistas e servidores públicos e militares aposentados.

Antes de iniciar as atividades, os Conselheiros participaram de uma apresentação conduzida por Allan Moreira, que deu o panorama da gestão previdenciária evidenciando, principalmente, a evolução dos Fundos Finanprev (Fundo Financeiro) e Funprev (Fundo Previdenciário).

Durante a reunião, os membros se apresentaram e deliberaram quanto à necessidade da escolha de um presidente e quanto à elaboração da agenda de trabalho do Conselho.

Representante dos servidores militares aposentados, o Major QOPM R/R João Francisco Garcia Reis que participa novamente como Conselheiro na atual gestão, falou aos demais membros sobre a importância do Igeprev e a relevância da retomada dos trabalhos pelo Conselho.  “Nós precisamos tratar o Igeprev como um parceiro. Nós precisamos ver que o Igeprev tem servidores estaduais e que nós precisamos falar abertamente e conhecer efetivamente o que esta Instituição faz. Eu, particularmente, não tive nenhum problema em relação à qualquer informação solicitada à esta Instituição. Nós temos que ter uma leitura técnica e uma postura profissional muito grande e ter a humildade para compreender que, quando existir entraves, que o consenso venha a prevalecer para que possamos cumprir, efetivamente, a função do Conselho”, disse.  

Uma nova reunião dar encaminhamento às ações do Conselho Fiscal já foi agendada para a próxima segunda-feira, 20 de junho.

Fotos: Kim Palha

Ascom/Igeprev