Desde a última segunda-feira, 25 de janeiro, a Diretoria de Previdência do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará – Igeprev dá um importante passo na busca pelo aprimoramento dos seus procedimentos de análise e concessão de aposentadorias dos servidores do Estado do Pará. É o ciclo de capacitação sobre Instrução Processual e Regras de Aposentadoria, que traz aos servidores dos órgãos da administração estadual noções sobre seguridade social, as particularidades dos Regimes de Previdência Social e as atualizações nas regras de aposentadoria.
Organizado em minicursos divididos em 3 dias, o evento teve início com a apresentação das técnicas previdenciárias Yurie Kamizono e Renata Brandão, que levaram aos servidores do setor de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação – Seduc e do Igeprev, informações sobre as particularidades do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), adotado pelo Estado, além das etapas de análise e documentações necessárias para dar entrada no pedido de aposentadoria.
Recebendo cerca de 400 pedidos de aposentadoria por mês, Darci Silva, diretora de Planejamento e Gestão de Pessoas da Seduc, elogiou a iniciativa do Igeprev. “Nós identificamos que a instrução dos processos de aposentadoria na Seduc precisava de uma revisão total nos procedimentos. O ganho que nós estamos tendo hoje com a participação de servidores que trabalham nas URE’s e USE’s é para o aumento da eficiência e da eficácia do trabalho. Eu acredito que agora os processos terão mais celeridade. Precisamos melhorar os procedimentos para que consigamos sensibilizar as equipes em prol de uma missão institucional e fazer com que o Igeprev alcance seus objetivos e que a Seduc consiga dar resposta célere, já que é a maior demandante. Nós estamos muito felizes e orgulhosos com essa união de forças e espero que continue assim”, comentou.
Quase 60 servidores estiveram presentes no evento. Tirando dúvidas e expondo as situações do cotidiano de cada órgão, os funcionários da Seduc e do Igeprev trocaram experiências e informações sobre os trâmites processuais relativos à aposentadoria. Durante o minicurso, cada participante recebeu materiais explicativos e, ao final do curso, será contemplado com um certificado. Para a técnica Yurie Kamizono, palestrante do dia 25/01, o primeiro minicurso atingiu o objetivo a que se propôs. “O primeiro dia de minicurso foi muito proveitoso e superou as expectativas de participação dos servidores, tanto do Igeprev quanto da Seduc. Esperamos que as próximas turmas sejam tão participativas quanto essa e aproveitem a oportunidade para compartilhar conhecimento e dirimir seus questionamentos quanto ao enquadramento dos servidores nas regras de aposentadoria”, comentou.
A programação dos minicursos segue até o dia 23 de março.
Para visualizar a galeria completa desse evento, clique aqui.
Fotos: Kim Palha.
Ascom/Igeprev
