Convidados a participar do projeto de preparação para aposentadoria desenvolvido pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), os servidores Gabriel Martel e Samya Rocha (Gecah) ministraram na manhã desta quarta-feira, 13, a palestra “Regras gerais de aposentadoria e Abono de Permanência”, no auditório da Secretaria de Estado de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
O projeto, direcionado aos servidores da Fasepa que já estão em processo de aposentadoria ou que irão entrar com o pedido neste semestre, integra eventos que tratarão sobre os fatores administrativos, previdenciários e de saúde e bem estar que envolvem o ato de se aposentar. O evento de hoje reuniu cerca de 35 participantes.
Prestando a sua contribuição, o Igeprev apresentou os aspectos administrativos do processo de aposentadoria. A servidora Samya Rocha falou sobre os conceitos de Seguridade Social, Previdência Social e as particularidades dos Regimes de Previdência vigentes no Estado (RGPS e RPPS). Já o servidor Gabriel Martel apresentou as diversas modalidades de aposentadoria: suas diferenciações, regras, formas de cálculo e os impactos das mudanças recentes nas legislações estadual e federal. O servidor enfatizou ainda a importância do setor de Recursos Humanos na atenção aos casos específicos e no encaminhamento dos pedidos de aposentadoria ao Instituto. O aprendizado foi o fator mais importante destacado pelo servidor. “Eu gosto de participar desses eventos porque ensinar os outros me ajuda a aprender mais. Estudo também e agrego mais conhecimento”, disse Gabriel.
Para a gestora do Núcleo de Gestão de Pessoas da Fasepa, Paula Lins, responsável pelo projeto, a participação do Instituto veio em um momento importante para acabar de vez com os boatos e mitos acerca dos processos de aposentadoria dos servidores públicos do Pará. “Esse é um espaço aberto para orientações e apoio aos servidores que passam por essa etapa de transição. É importante que eles saibam conduzir esse momento de forma planejada, conhecendo os aspectos legais, com o máximo de informações. O Igeprev teve fundamental importância nesse evento porque contribuiu para o conhecimento das informações técnicas sobre o assunto. Auxilia, dessa forma, na melhor tomada de consciência sobre esse processo”, comentou.
A servidora Francisca Edineuza de Paula, que trabalha há 30 anos na Fundação, sanou as dúvidas que tinha e saiu satisfeita. “Gostei muito da palestra. Foi muito interessante porque tinham algumas coisas que eu não sabia e aprendi agora. Eu tinha dúvidas, por exemplo, sobre aposentadoria compulsória, mas já fui esclarecida de que tenho até 75 anos para fazer esse processo”, disse.
O projeto segue com programação de palestras até o próximo dia 15 de janeiro.
Ascom/Igeprev
