Enviado por admin em sex, 02/02/2024 - 16:55

IGEPPS realiza Censo Previdenciário itinerante no Comando Geral da Polícia Militar

1

Uma unidade móvel do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (IGEPPS) estacionou no Comando Geral da Polícia Militar, no bairro Parque Guajará, em Belém, para atender militares veteranos e pensionistas militares da PMPA e Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O Censo Previdenciário é o principal serviço oferecido na unidade. Dos 21.764 militares convocados, 7.088 já realizaram o recenseamento, e 14.676 ainda estão sendo aguardados. A participação presencial é obrigatória, e deve ser agendada no site www.igepps.pa.gov.br

2

A 2º Sargento Rosinete não teve dificuldade para marcar o atendimento: “Eu agendei ontem, consegui pra hoje, 09h30 da manhã, gostei muito! Essa iniciativa tem que ter sempre, porque a gente não precisa mais ir na sede do órgão”, reforçou a militar da reserva da PM.

3

Os atendimentos no Comando Geral da PM começaram na quarta-feira, 1, e seguem até sexta-feira, 03, de 09h às 16h. A presença do caminhão do IGEPPS no quartel facilita o comparecimento da categoria. Em pouco tempo, o Cel QOPM Cláudio José de Oliveira Gifoni concluiu a atualização dos dados cadastrais. O militar está há dois anos na reserva remunerada da Polícia Militar, após três décadas de serviços prestados à corporação. “É tranquilo pra chegar, estacionar, e a equipe atende muito bem, com uma rapidez que faz fluir o trabalho. Parabéns à equipe do IGEPPS.”

4

A ação está sendo coordenada pela Diretoria de Proteção Social dos Militares (DPSM), implantada pelo IGEPPS em 2021. “O objetivo é garantir que as informações dos segurados militares e pensionistas inativos estejam corretamente registradas, preservando a sua proteção social”, ressaltou o diretor da DPSM, Cel. QOPM Carlos Dória.

5

Após encerramento do atendimento itinerante, a prestação do serviço seguirá em um polo fixo do IGEPPS no Comando Geral da Polícia Militar até junho.

6

Censo Previdenciário

Por lei, o Censo Previdenciário é obrigatório para aposentados e pensionistas, civis e militares, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que tiveram os benefícios concedidos até outubro de 2023. Os segurados que participaram do Censo 2022 devem apenas realizar prova de vida, a partir de março de 2024, por meio do aplicativo do IGEPPS. A ausência da atualização de dados pode implicar na suspensão e no cancelamento do benefício. O recadastramento iniciou no dia 02 de janeiro, e segue até 28 de junho de 2024. No site oficial do órgão, os segurados escolhem data, horário e local para o atendimento presencial obrigatório. Beneficiários sem acesso à internet podem fazer o agendamento ligando para o número 0800-800-3400.

Já aqueles com dificuldade de locomoção ou que moram fora do Pará podem fazer o Censo à distância. Para isso, devem anexar laudo médico ou comprovante de residência de outro Estado na plataforma online do recadastramento. 

A atualização do banco de dados de beneficiários é uma ferramenta de controle da folha de aposentados e pensionistas, porque evita fraudes e pagamentos indevidos, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos públicos.

“A facilitação do acesso para atualização do banco de dados de segurados e pensionistas é uma das ações que o IGEPPS tem implementado para melhorar a qualidade do serviço. Nós queremos que todos atualizem suas informações, no menor tempo possível e sem atropelos. Alertamos para que não deixem para última hora”, disse Giussepp Mendes, presidente do Instituto.

Locais de Atendimento:

IGEPPS Belém: Av. Alcindo Cacela, 1962 - Nazaré.

IGEPPS Capanema: Passagem 19 de Junho, entre Salim Abud e 28 de Outubro, n° 8, Centro.

IGEPPS Castanhal: Rua Marechal Deodoro, 253, bairro lanetama.

IGEPPS Marabá: Avenida Tocantins, n° 112, Lote 08, bairro Novo Horizonte.

IGEPPS Santarém: Avenida Curuá Una, 359, bairro Prainha Santa Clara.

IGEPPS Altamira: Travessa Raymundo de Paula Marques, 269, bairro Centro (ao lado da Câmara Municipal).

Unidades Móveis: Os roteiros divulgados nos canais oficiais do Instituto.