Enviado por comunica em qui, 20/08/2015 - 18:04

Levar conhecimento e ampliar a visão de estudantes e profissionais para a importância da vivência proporcionada pelo estágio. Esse foi o objetivo do ciclo de palestras promovido pela Gerência de Desenvolvimento de Pessoas (GDP) para os mais de 60 estagiários e os cerca de 15 supervisores de estagiários do Igeprev nestes dias 19 e 20 de Agosto.

O coordenador do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) em Belém, Giuliano Pinto, foi o palestrante convidado para o evento. Na ocasião, foram apresentados aos estudantes e seus supervisores todas as particularidades jurídicas e administrativas que envolvem o ato educacional do estágio: direitos, deveres, características da função e informações sobre remuneração e carga horária.

 A estudante do curso técnico de Marketing e estagiária há quase 1 ano da Gerência de Ordenamento e Finanças (Gerof), Andreza Dias, aprovou a iniciativa. “Gostei bastante da palestra, achei bem produtiva, principalmente pelos cursos, que eu não sabia que existiam”, comentou. Quando questionada sobre as dificuldades da atuação no mercado e a atividade desempenhada no Instituto, Andreza diz que gosta do que faz e reconhece o valor do investimento na carreira profissional. “Eu sempre achei que se começasse cedo no mercado, seria melhor. Comecei a procurar estágios desde os meus 14 anos, mas nenhuma empresa me contratava. Fui chamada para uma vaga só com 17 anos e, nesse meio tempo, procurei fazer cursos que acredito que tenham me capacitado para vir para o Igeprev. Gosto muito do meu setor. Aprendo muito com todos. Lá, eles me estimulam a pensar mais rápido. Depois que vim para cá é que pude conhecer melhor o que é um estágio”, finalizou.

Os servidores responsáveis pela fiscalização do desempenho dos estagiários de seus setores também participaram ativamente do encontro e receberam orientações sobre legislação, além de dicas sobre postura profissional e avaliação semestral dos estudantes. Para a servidora Leila Mesquita, do Núcleo de Registro de Contribuição e Tempo de Serviço (Nurc), as informações repassadas auxiliarão bastante no dia a dia de trabalho e na relação com os estagiários. “A palestra foi muito boa e esclareceu muitas dúvidas. Antes, eu pensava de um jeito e vi que na prática é diferente. A partir dessa palestra, a gente teve a oportunidade de saber como proceder com eles”, disse.

De acordo com dados do CIEE, atualmente, o Pará conta com pouco mais de 1.800 estudantes contratados como estagiários somente no setor público estadual. Ao todo, são mais de 18 mil alunos do ensino médio, técnico e superior que aguardam por oportunidades de estágio no mercado de trabalho paraense.  

Giuliano Pinto elogiou a iniciativa do Instituto e comentou que, apesar do cenário aparentemente delicado da economia nacional, o momento não é de crise para a abertura de vagas de estágios nas empresas. “Essa foi uma excelente oportunidade dada pelo Igeprev para divulgar a importância de um programa de estágio de qualidade, bem desenvolvido. Para nós, o Estado, hoje, tem ido na contramão da crise. Não temos notado redução na quantidade de contratações. No CIEE, só na primeira quinzena do mês de Agosto, praticamente dobrou o número de contratos emitidos em comparação ao mês de Julho deste ano, por exemplo.  Espero que possamos fazer mais eventos como esses para ampliar cada vez mais esse olhar positivo sobre o estágio no Pará”, ressaltou.  

    

Para visualizar a galeria completa deste evento, clique aqui.

Ascom/ Igeprev