O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará – Igeprev participou na manhã desta sexta-feira, 20, da 10ª edição da “Sexta de Integração”, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará – TCE. Cerca de 110 participantes acompanharam, em um auditório lotado, durante cerca de duas horas, a apresentação do presidente do Igeprev, Allan Gomes Moreira. Em pauta, a discussão sobre a sustentabilidade dos Regimes de Próprios de Previdência no âmbito do cenário político e econômico nacional e as particularidades do sistema previdenciário estadual.
Durante explanação, o presidente Allan Moreira falou sobre importância, a atuação e os desafios do regime previdenciário dos servidores públicos estaduais: dados sobre a população de servidores inativos (civis e militares), a gestão e a evolução dos Fundos Financeiro (Finanprev) e Previdenciário (Funprev) e as propostas para melhorias no sistema. O gestor do Igeprev avaliou a experiência como produtiva. “Previdência é um tema que interessa a todos, indistintamente. Esse encontro foi extremamente relevante e teve como enfoque abordar e organizar as questões previdenciárias, fazendo uma reflexão sobre a política previdenciária. Nossa missão foi socializar, colocar em debate uma perspectiva correta para achar soluções que estejam em consonância com a gestão financeira e orçamentária do Estado”, ressaltou.
Após a apresentação, uma rodada de perguntas foi aberta com os participantes. Conselheiros do TCE, servidores e membros do Ministério Público de Contas estiveram presentes e puderam tirar dúvidas, dentre outros, sobre os investimentos do Funprev e a avaliação atuarial dos Fundos administrados pelo Instituto. Para a Conselheira Milene Cunha, a oportunidade do debate e do aprendizado sobre o tema foi o grande destaque do evento. “Eu acho que a apresentação foi fundamental porque estamos em um momento em que se discute bastante a Previdência. Ter consciência e a perspectiva de como se processa a sistemática no Pará e nos outros Estados é importante e demonstra a nossa responsabilidade e a responsabilidade do próprio tema sobre as outras políticas do Estado”, comentou.
A servidora do TCE, Selma Paixão, elogiou a condução da palestra. “Achei excelente, esclarecedora. Me acrescentou bastante em termos de conhecimento dessa área”, disse.
O projeto “Sexta de Integração” do TCE ocorre sempre na última sexta-feira de cada mês e convida órgãos da administração pública para tratar sobre assuntos pertinentes ao acompanhamento da gestão estadual.
Fotos: Kim Palha.
Ascom/Igeprev
