Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) estiveram na manhã desta quinta-feira,16, promovendo a vacinação contra a gripe H1N1 dos servidores do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará - Igeprev. Cerca de 200 doses foram disponibilizadas aos funcionários do Instituto. A ação, que se estendeu até o início da tarde, fez parte do programa proposto pela Sespa para imunizar toda a população.
Campanha - No mês passado, o Pará alcançou a meta mínima de vacinação contra a gripe, que era de 80%. Ao todo, 1.208.443 pessoas foram vacinadas, o que correspondeu ao percentual de 81%. Cerca de 67 municípios do Estado já ultrapassaram esse quantitativo.
Com o objetivo de reduzir o número de casos graves e mortes por síndromes respiratórias, a campanha vacinou, gratuitamente, crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos, indivíduos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, povos indígenas, grávidas, mães até 45 dias após o parto, presidiários e servidores do sistema prisional. Destes, a categoria que alcançou maior número de pessoas imunizadas foi a dos trabalhadores de saúde, que ultrapassou a meta ao atingir 110%, seguida dos idosos e puérperas – ambos com 90% -, gestantes (74%), crianças (72%) e índios (70%).
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada pela mutação do vírus da gripe comum. Também conhecida como Influenza A, a doença apresenta sintomas e tipos de transmissão bem parecidos com os da gripe. O diferencial é que pode causar complicações graves de saúde, podendo levar o paciente até mesmo à morte. Em todo o país, já foram registrados, de acordo com o Ministério da Saúde, até meados do mês de Abril, 1.571 casos de H1N1 e 290 mortes. O Estado de São Paulo é o que mais apresentou casos neste ano.
Ascom/Igeprev com informações da Agência Pará e Ministério da Saúde
Fotos: Kim Palha
