PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO IGEPPS
O Programa de Assistência em Educação Financeira do IGEPPS oferece suporte gratuito através de atendimento individualizado aos servidores estaduais bem como aos segurados aposentados e pensionistas do Instituto, que estejam em situação de endividamento de risco e superendividamento.
Segundo a Lei Nº 14.181/2021, a pessoa é considerada superendividada quando sua renda mensal não é mais suficiente para pagar as dívidas do mês e elas acumulam com as do mês seguinte comprometendo, assim, o pagamento de despesas essenciais, como: de saúde, medicação, moradia, alimentação, transporte, energia elétrica, água, dentre outras.
O endividamento pode causar diversos problemas, tais como: redução ou extinção do poder de compra, dificuldade na aprovação de crédito e empréstimos, perda de patrimônio, problemas de relacionamento na vida familiar e social, comprometimento da saúde física e mental.
Trata-se de uma parceria entre o Núcleo de Atenção Psicossocial do IGEPPS (NAPS) e o Grupo de Educação Financeira da Amazônia da Universidade Federal do Pará (GEFAM/UFPA). O serviço oferecido engloba:
Atendimento individual de orientação financeira, com profissionais capacitados pelo GEFAM/UFPA, com auxílio para solução do quadro de endividamento e superendividamento apresentado pelo atendido;
Atendimento de suporte social e psicológico, a ser realizado pelas assistentes sociais e psicólogas do NAPS.
Quem pode receber o atendimento?
· Servidores estaduais
· Segurados do IGEPPS: beneficiários de aposentadoria e pensão por morte
O servidor ou segurado deve se enquadrar na situação de endividamento ou superendividamento.
Como fazer para ter acesso:
Solicitar atendimento através e-mail para: servicosocial@igepps.pa.gov.br
Informar obrigatoriamente nome completo, órgão público ao qual está vinculado, e telefone para contato atualizado.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Núcleo de Atenção Psicossocial, pelo telefone: (91) 3182-3515
> Acesse também: EDUCAÇÃO FINANCEIRA FOLDER A4 V2 (2).pdf
