CGE aprova gestão de recursos previdenciários pelo IGEPPS
As contas de 2023 do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS) receberam parecer favorável após auditoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE), órgão responsável por coordenar as atividades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual e a Transparência Pública, a fim de evitar irregularidades no uso dos recursos públicos.
Em sua análise, a auditora de Finanças e Controle, Ana Lúcia de Morais Silva, não identificou anormalidades na administração dos fundos Financeiro de Previdência do Estado do Pará (FINANPREV), Previdenciário do Estado do Pará (FUNPREV) e Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM).Esses fundos, que mantêm a folha de pagamento dos benefícios a aposentados e pensionistas, civis e militares, são geridos pelo IGEPPS.
Conforme o parecer da auditoria da CGE, não há elementos na apuração realizada que possa comprometer a aprovação das contas do ano passado da atual gestão do Instituto. O resultado das análises, que geraram parecer positivo às contas públicas do IGEPSS de 2023, demonstra a seriedade e a racionalidade com que a gestão do órgão administra os fundos previdenciários.
“Desde o primeiro momento em que assumimos a gestão do ainda IGEPREV, em 2020, temos galgado a eficiência no controle, monitoramento e transparência dos gastos e investimentos dos fundos previdenciários do Estado. Essa política implementada levou o IGEPPS, que substituiu o IGEPREV, a ser considerado um dos órgãos de Regime Próprio de Previdência Social — RPPS — mais eficientes do Brasil no resgate de recursos devidos pelo INSS”, destacou o presidente do Instituto, Giussepp Mendes.
Com o parecer da CGE, as contas do IGEPPS estão aptas para serem incorporadas à prestação geral de contas do Executivo Estadual.
