Enviado por admin em qui, 14/03/2024 - 11:12

IGEPPS realiza ciclo de palestras sobre código de ética

Servidores do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (IGEPPS) participaram de um ciclo de palestras de reforço às diretrizes de trabalho do órgão previdenciário. O IGEPPS foi um dos primeiros Regimes Próprios de Previdência Social do Brasil a instituir um código de ética próprio, ainda em 2021. Os pilares do código são baseados nos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e publicidade, como diretrizes a todos os colaboradores na prestação de serviços aos beneficiários.

1

"A aplicação efetiva do Código de Ética fortalece a confiança da sociedade na instituição pública e no trabalho dos seus servidores. Ele ajuda a promover a transparência, a integridade e a responsabilidade, além de contribuir para a prevenção de condutas inadequadas, assim como para a construção de uma cultura organizacional pautada em valores éticos," explicou o presidente do IGEPPS, Giussepp Mendes, que acompanhou o evento na sede do órgão, no bairro de Nazaré.

As regras permitem ao instituto previdenciário, atualmente com mais de 54 mil segurados vinculados, garantir segurança aos processos administrativos, ao controle de dados dos beneficiários, além de fortalecer a eficiência na prestação de serviços.

2

O assistente administrativo Lucas Rodrigues, aprovado no concurso público C-214 e empossado ao quadro funcional do IGEPPS no dia 5 de março, destacou a importância do Código de Ética para o desenvolvimento das atividades. "Pode parecer simples, mas é essencial dentro da nossa rotina de trabalho. São pequenos gestos e condutas que fazem a diferença na qualidade do serviço que prestamos”, afirmou o novo colaborador.

Além de estabelecer princípios para nortear o comportamento de gestores, servidores e colaboradores, o Código de Ética também é um dos requisitos do Pró-Gestão RPPS, um programa de certificação que visa ao reconhecimento das boas práticas de gestão adotadas pelos Regimes Próprios de Previdência Social. A iniciativa do Ministério da Previdência avalia as atividades relacionadas a controles internos, governança corporativa e educação previdenciária. Atualmente, o IGEPPS busca o nível IV na certificação.

3

“O Código de Ética tem que pautar toda a nossa rotina, todo o exercício de qualquer servidor, desde o primeiro atendimento, para a pessoa que chega ao IGEPPS, até o presidente, para que a gente consiga alcançar um nível de excelência na prestação do nosso serviço”, pontuou Ana Carolina Elias, servidora da Coordenadoria do Contencioso, núcleo responsável pela orientação jurídica do Instituto.

Para que todo o quadro funcional pudesse participar das palestras sem prejuízo ao atendimento de aposentados e pensionistas, civis e militares, o evento foi realizado em dias e horários diferenciados. Os participantes receberam uma cartilha com o detalhamento do Código de Ética, que também está disponível no site do órgão.