No início desta semana, o governador Simão Jatene recebeu a visita do deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL). O encontro, que ocorreu no Palácio do Governo, teve a presença da ex-deputada estadual Araceli Lemos. Na pauta da conversa estava a aprovação da lei de emendas impositivas no Pará e a votação da lei do orçamento impositivo, que foi realizada nesta segunda-feira, 9, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A nova Lei prevê a garantia do cumprimento das emendas parlamentares requeridas pelos deputados e senadores para atender a obras e projetos nos municípios.
O governador Simão Jatene acredita que o debate federativo é fundamental para a garantia da manutenção do Estado. “Não podemos aceitar que um estado que contribui tanto com a federação, como é o Pará, tenha uma renda per capita que é menos da metade da média nacional. Precisamos discutir a questão da desoneração das exportações, a partição do ICMS, o repasse de orçamento. Não sinto as pessoas interessadas em fazer esse tipo de discussão que é importante para o nosso Estado”, afirmou Jatene ao lembrar da reforma previdenciária, outro tema que precisa ser discutido na opinião do governador.
“O custo com servidores do Estado praticamente se manteve, levando em consideração o aumento do valor real da remuneração. Mas quando abrimos os detalhes dos nossos servidores a gente observa que o número de ativos cresceu 18%, enquanto que o de inativos subiu 68% no mesmo período. É claro que essa equação não fecha. Temos que rediscutir a transição dos ativos para a inatividade”, ponderou o governador Simão Jatene.

*Fotos e informações da Agência Pará
