IGEPPS fomenta cultura previdenciária no interior do Estado
Workshop reuniu servidores das regiões Nordeste, Baixo Amazonas, Xingu e Carajás.
Para fortalecer o debate sobre previdência estadual, de forma regionalizada, o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (IGEPPS) intensificou o calendário de ações de fomento à cultura previdenciária nas regiões de integração do Pará. Servidores das polícias Civil e Científica lotados em Castanhal, Marabá, Santarém e Altamira participaram, em suas cidades, entre os meses de maio, junho e julho, de workshopps para discutir planejamento previdenciário e o futuro do funcionalismo público.

O workshop “Planejamento Previdenciário – Garantindo o Futuro dos Servidores Públicos", realizado em cada uma das quatro cidades, foi muito positivo, segundo a técnica previdenciária do IGEPPS, Luisa Porto. “A ação de forma regional possibilitou maior proximidade com os servidores que estão com uma janela aberta de migração para a Previdência Complementar, que finaliza no dia 2 de agosto. O encontro permitiu um amplo debate sobre as regras de aposentadoria, vantagens e desvantagens da Previdência Complementar, onde pudemos tirar dúvidas, conversar sobre o Regime Próprio de Previdência e também contar com consultores da PrevCom, esclarecendo sobre as vantagens e desvantagens de migrar para a Previdência Complementar, realizando simulações entre os participantes. Ainda conseguimos divulgar as agências do IGEPPS, onde os servidores podem se dirigir em caso de dúvidas.”

Aspectos psicossociais na preparação para aposentadoria, orientações sobre a importância da educação financeira e de um projeto de vida na inatividade, também foram temas abordados no workshop.

“Além de tratarmos sobre as questões de regras de aposentadoria também replicamos dicas práticas de educação financeira, sobre como o servidor pode reformular seu projeto de vida para essa nova fase. Ainda falamos sobre saúde mental e prevenção de doenças na etapa de preparação para aposentadoria. Vale lembrar que, o workshop, foi realizado em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Científica, que nos demandaram estar mais próximos dos seus servidores nas regionais, porém, também contamos com a participação de servidores de outros órgãos como das secretarias estaduais de Educação (SEDUC) e Saúde (SESPA), além da Polícia Militar”, disse Marcella Takeshita, assistente social do IGEPPS.

“Com essa iniciativa, o IGEPPS está proporcionando aos servidores públicos estaduais o devido conhecimento sobre o sistema previdenciário, de modo a se preparem, tanto na questão financeiramente quanto psicologicamente, para poderem usufruirem positivamente suas aposentadorias”, explicou o presidente do IGEPPS, Giussepp Mendes.
Ainda como reforço à cultura previdenciária, o IGEPPS realiza o “Papo Previdenciário”, ação desenvolvida de forma contínua junto aos órgãos da administração pública estadual. Desde a criação do programa, em 2021, mais de 3 mil pessoas já foram capacitadas.
