
O Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1⁰ de outubro, ganhou programação especial no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV). Além de palestras e apresentações culturais, uma ação de cidadania garantiu carteiras de meia passagem para os segurados em atendimento no órgão. "Acho legal a iniciativa, ainda mais do jeito que a situação está difícil, chegar ao ambiente onde o clima é agradável que nos faz sorrir, pois um sorriso é um sorriso”, disse a aposentada Nailza de Sousa Vilhena, que aproveitou a programação enquanto recebia contracheques. 16 dançarinas do grupo Pará Folclórico Açaí, levaram alegria em ritimo de carimbó. " Participar desse momento é importante", contou a administradora do grupo, Maria Luzineide.
Ainda em alusão a data, no próximo dia 14 o Igeprev, através do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS), promove um encontro de inclusão digital para os beneficiários. O número de vagas é limitado. “É uma data muito significativa, levando em consideração que o nosso público em sua maioria é idosos, aposentados e pensionistas, então não poderia passar em branco, claro que dentro das possibilidades por conta da pandemia conseguimos realizar essa singela homenagem”, pontuou Juliana Galvão, psicóloga do Instituto.
Dia Internacional do Idoso
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1991 o 1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso. O objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para o público dessa faixa etária.
