Zelar pela saúde e a boa produtividade de seus colaboradores. Esse é o principal objetivo do Programa Qualidade de Vida, desenvolvido pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev). Criado em 2014, o projeto coordenado, neste ano, pela Gerência de Desenvolvimento de Pessoas (GDP), apresenta três ações que auxiliam, diariamente, na melhoria do desempenho profissional dos servidores do Instituto: ginástica laboral, massoterapia e “Diálogos de Saúde”.
A ginástica laboral é a modalidade de atividade física que consiste em uma série de exercícios que podem ser realizados no próprio ambiente de trabalho. É uma ferramenta bastante eficaz na prevenção das chamadas doenças ocupacionais, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER/DORT) nas mãos, punhos, na coluna e nos ombros. Além disso, proporciona com o alívio do estresse e das tensões, a melhora da postura corporal, aumenta o ânimo e a disposição e diminui o sedentarismo e a fadiga. Já a massoterapia tem origem milenar e é o conjunto de técnicas e massagens, por meio da pressão em pontos específicos do corpo, que promove o bem estar e o relaxamento físico e mental. A ação “Diálogos de Saúde” consiste na realização de duas palestras mensais sobre diversos assuntos como: alimentação saudável, prevenção de acidentes de trabalho, direitos e deveres do servidor público, dentre outros.
Durante a semana, os servidores têm direito a participar de sessões agendadas de massoterapia e Ginástica Laboral com profissionais especializados. Cada sessão dura, em média, 15 minutos e traz inúmeros benefícios.
O Programa Qualidade de Vida faz parte do projeto de valorização do servidor do Igeprev.
Ascom/Igeprev
