Servidores públicos estaduais participaram de um workshop sobre prevenção e combate à corrupção e melhoria da gestão pública, no auditório do IGEPREV, nesta terça-feira (01), em Belém. O objetivo do evento, promovido pela Auditoria Geral do Estado (AGE), foi capacitar funcionários para identificar práticas lesivas aos cofres públicos, visando proteger e otimizar o funcionamento da gestão pública.
O evento está inserido nas ações do programa AGE CAPACITA, que foi criado pela atual gestão e é uma das mais importantes ferramentas de valorização de servidores do governo estadual. O Auditor-Geral do Estado, Giuseppe Mendes, destacou a importância dos Agentes Públicos de Controle na proteção do Tesouro Estadual. Segundo ele, esses Agentes são as primeiras ferramentas e barreiras de combate à corrupção, pois estão dentro dos órgãos, conhecem os contratos que são tramitados e conseguem tatear os procedimentos tomados para evitar atos lesivos ao Erário. E, ao identificar irregularidades, levam a denúncia à AGE para que a Instituição possa instaurar os procedimentos cabíveis e abrir suas frentes de investigação.
Também participou do workshop o controlador geral do Rio de Janeiro, Bernardo Santos Cunha, que é especialista em criminologia e professor da Escola Nacional de Delegados de Polícia Federal.
