A dívida previdenciária dos municípios para com o Estado do Pará foi tema de reunião entre o presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev), Giussepp Mendes, e o diretor executivo da Federação de Associações de Municípios do Pará (Famep), Josenir Nascimento. Dos 61 municípios que dispõe de convênio de municipalização de ensino e que assumem débitos previdenciários com o Estado, 36 estão com os repasses em dia e 25 em atraso. De setembro de 2019 a dezembro de 2020, o débito das prefeituras inadimplentes é de aproximadamente R$ 577.465,63.

O encontro entre o gestor do Igeprev e a Famep é o primeiro passo na busca da recuperação desses créditos, que são importantes para a receita previdenciária do Estado. Também faz parte da política pública introduzida pela nova gestão do órgão em dialogar com as partes devedoras.
“O Igeprev tem o maior interesse em reunir com os municípios que estão em atraso com os repasses previdenciários. Ter as contas em dias é bom para as prefeituras, porque evitam problemas futuros. Já o instituto garante receita para manter os compromissos com os segurados e dependentes”, destacou Giussepp Mendes.
Outra reunião para fortalecer a articulação com os municípios já foi agendada. O objetivo é ouvir as prefeituras sobre as condições para quitar as dívidas.
Por Cácia Medeiros - Assessora de Comunicação do Igeprev.
