A manhã desta sexta-feira (24) foi diferente na Central de Atendimento do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV). Enquanto aguardavam para serem atendidas, um grupo de beneficiárias aposentados participou de uma dinâmica de grupo realizada pela equipe de psicólogas e assistentes sociais do Núcleo de Atenção Psicossocial do Instituto.
Aposentadas do Estado participam de ação pelo Dia do Aposentado.
Para "quebrar" a timidez e deixar as participantes mais a vontade, alguns bancos foram colocados lado a lado para que elas também pudessem interagir melhor entre si. Dona Maria Benedita Oliveira, 71 anos, era uma das mais animadas. Ela chegou cedo na para emitir os contracheques e fez questão de ficar um pouco mais no instituto para participar da ação. "Adorei. Gostei demais. Só é bom quando a gente chega num canto que é bem recebida. Aqui fui bem tratada. Gostei muito mesmo.", disse. Professora aposentada há 24 anos, após 25 de atuação, ela lembra com saudade dos tempo de escola. "Me lembro dos meus alunos, eu vejo meus alunos crianças ainda... e eu sei que já estão com uma certa idade... Sinto saudades, muita saudades." E apesar da idade, ela conta que não gosta de ficar parada, principalmente depois que se aposentou. "Eu gosto de bordar na máquina, de brincar! Gosto de passear na casa dos meus parentes, filhos, irmãs... eu não gosto de ficar parada, eu me sinto mal. Eu gosto de tá conversando, eu gosto de cantar. Não sei cantar, mas gosto de cantar!", brincou.
Dona Maria Benedita Oliveira após participar da ação pelo Dia do Aposentado: " Adorei! Gostei demais!".
A também professora aposentada Rosenira Ramos, 56 anos, aproveitou o momento para relembrar e compartilhar o que viveu em sala de aula. "Eu amava o que eu fazia, amava o meu trabalho, e até hoje tenho boas recordações... tudo o que eu lembro é com amor, lembro dos meus alunos... E o que mais me gratifica é que quando eu encontro com eles, todos reconhecem meu trabalho. Então é sinal que eu plantei alguma semente, fiz um bom trabalho. Até hoje eu tenho saudade!", falou com emoção. Ela contou que precisou se aposentar para cuidar do pai, que estava doente e, mesmo depois de cinco anos sem trabalhar, ainda fala com orgulho da profissão, que exerceu durante 27 anos. "Eu sou muito feliz por ter sido uma professora, por ter sido uma educadora, por ter sido uma pessoa que contribuiu para a sociedade, para minha comunidade, com o mundo, ensinei o que era bom. Então para mim é tudo gratificante!". Para ela, momentos como o de hoje são importantes para reconhecer os anos de trabalho de quem sempre se dedicou à profissão. "Pra mim foi maravilhoso por ter um reconhecimento do nosso trabalho. E muito importante porque a gente lutou uma vida toda, então é preciso que a gente tenha um reconhecimento. Não só por ser professor, mas como ser humano, como pessoa que deu a sua vida dentro de uma sala de aula para que algum fruto bom pudesse sair desse trabalho. E pra mim foi mais importante ainda porque eu estou aqui. Foi uma surpresa chegar aqui e ter esse momento. No dia que eu vim ter esse reconhecimento", contou com alegria.

Rosenira Ramos lembra com orgulho da profissão.
Para a psicóloga do IGEPREV Juliana Galvão, momentos como esses, mesmo que de forma simbólica, são importantes para demonstrar a gratidão do Instituto ao trabalho desenvolvido por tanto tempo por quem sempre se dedicou a um Estado melhor. " A ação foi para demonstrar a gratidão que nós temos por esses servidores que se doaram tanto, para que hoje nós conseguíssemos uma evolução nos direitos e na representativdade do servidor público do Estado. A gente fez uma atitude mais simbólica, algo mais lúdico, um bate-papo no sentido de reconhecer a vivência e a doação dessas pessoas ao governo e ao serviço público do Estado. Eu percebi que as pessoas estavam muito disponíveis, a gente sempre percebe quando tem esse contato essa abertura mesmo, até necessidade de falar, de dividir um pouco da sua vivência, do quanto já experenciou profissionalmente. Nós tivemos falas de professoras e aí a brincadeira foi até com papel, a gente nem imaginava ter esse retorno, mas foi interessante porque teve muito a ver com a proposta que nós desenvolvemos, pra gente fazer uma reflexão sobre o papel enquanto a nossa vivência, experiência de vida. E aí a gente ouviu muita coisa importante a respeito dessa experiência e do quanto as pessoas tem o sentimento de saudade do serviço e de gratidão por terem se doado por tantos anos", explicou.
A psicóloga do IGEPREV Juliana Galvão sobre a interação das aposentadas durante a dinâmica.
Núcleo de Atendimento Psicossocial do Instituto na comemoração do Dia do Aposentado.
Fotos: Assessoria de Comunicação/IGEPREV
