IGEPREV implanta certidão de tempo de contribuição eletrônica
Com auxílio da tecnologia da informação, o Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (IGEPREV) avança na desburocratização dos serviços oferecidos a aposentados e pensionistas do Estado. A novidade mais recente implantada pelo órgão é a certidão de tempo de contribuição (CTC) digital.
Nesse formato, o IGEPREV reduziu de dois anos para apenas três dias o processo de análise e liberação do documento, resguardando a segurança no trâmite de confirmação de informações, que permanece criterioso, porém mais ágil e eficiente. A modalidade ainda traz economia de recursos com a diminuição do uso de papel.
“A implantação desse novo serviço, além da economia de tempo e dinheiro, proporciona aos segurados dispor de sua própria CTC em apenas 72 horas. Assim, cumprimos mais uma etapa de modernização administrativa e tecnológica do IGEPREV, visando tornar o órgão uma excelência no atendimento previdenciário entre os RPPS”, explica o presidente do Instituto, Giussepp Mendes.
A CTC é obrigatória para que ex-servidores comprovem o tempo de vínculo com o IGEPREV no momento de requerer aposentadoria ou pensão, junto a outros regimes previdenciários. A certidão também é um dos procedimentos necessários para compensação financeira entre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e o INSS.
O documento digital tem ainda outras vantagens. Possibilita ao presidente do IGEPREV homologar o documento com assinatura eletrônica e reconhecimento via QR Code. Até o final de julho, o Instituto também irá disponibilizar a impressão do documento à distância. Atualmente, o IGEPREV possui um estoque de 1200 certidões de tempo de contribuição pendentes de entrega. Os interessados já foram convocados, via Correios, mas ainda estão sendo aguardados.
Ciclo de palestras
Em agosto, o IGEPREV irá completar 20 anos de existência. Para marcar a data, o órgão promoverá no dia primeiro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, um ciclo de palestras reunindo especialistas de renome nacionais sob o tema Previdência Social Sustentável. Entre as presenças confirmadas, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, e o presidente do INSS, Antônio Stefanutto. As inscrições para o evento, aberto ao público, são feitas no site www.igeprev.pa.gov.br. Paralelamente, no Boulevard das Artes, anexo ao teatro, ocorrerá uma mostra de produtos e serviços previdenciários.