O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará – Igeprev, está disputando o 1º Prêmio Inova Servidor, promovido pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará – EGPA. O projeto “Inova Servidor” tem como propósito fomentar e incentivar projetos e ações que melhorem os processos e serviços públicos do governo do estado. O prêmio está dividido em duas categorias: Inovação em processos organizacionais na administração pública estadual e Inovação em serviços e políticas públicas na administração pública estadual.
O Igeprev têm dois projetos dos quatro finalistas inscritos na categoria “Inovação em serviços e políticas públicas na administração pública estadual”. O primeiro é desenvolvido pelo Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS) intitulado “Rodas de Conversa – Bem viver a aposentadoria”, o segundo pelo Núcleo de Planejamento (NUPLAN) intitulado “Melhores Práticas de Gestão Previdenciária”.
O projeto “Rodas de Conversa” tem por objetivo, como explica Juliana Galvão, psicóloga do Instituto, “proporcionar um ambiente de escuta, troca de experiências e vivências entre servidores inativos do estado. Um espaço que visa orientação psicossocial e vivência para esses antigos servidores, nesse processo de aposentadoria que envolve muitas mudanças e todo processo de mudança implica dificuldades, por envolver angustia e algum grau de ansiedade”.
A equipe do NAPS explica que este projeto nasce do desejo de proporcionar um bom serviço público à sociedade. Juliana argumenta que “o aporte deste projeto é inclusive uma responsabilidade social do Instituto enquanto gestor de previdência. Esses antigos servidores se doaram por muitos anos, trabalhando no espaço público. Então nada mais que nossa obrigação de proporcionar esse espaço de troca e reconhecimento de alguma forma e melhoria na qualidade de vida quando passam para a inatividade”.
Juliana também diz que estar na etapa final do prêmio proporciona muita alegria e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Núcleo do Instituto, “o prêmio reforça que estamos no caminho certo e que plantamos uma semente e pretendemos no futuro instituir um programa preparatório de aposentadoria, para que o servidor passe por essa mudança de forma saudável. A equipe do NAPS se sente muito honrada por estar nesta etapa final, é um reconhecimento de que estamos no caminho certo”.
O segundo projeto concorrente, tem por objetivo “mostrar como o Igeprev tem buscado alcançar sua missão institucional, por meio do aperfeiçoamento de seus processos internos, capacitação dos servidores, elaboração de projetos para os segurados e sociedade, bem como a modernização de sistemas necessários as boas práticas de gestão previdenciária”, explica Íris Raiol, também servidora do Instituto.
O desejo de proporcionar um bom serviço público é unânime por parte dos servidores, que se sentem muito felizes e prestigiados por concorrer a este prêmio, tal como afirma Íris, “Temos um sentimento de satisfação por ter a oportunidade de mostrar o que vem sendo desenvolvido pelo Instituto, e como a gestão está empenhada em buscar novas formas de trabalho e desenvolvimento de atividades que melhorem cada vez mais a oferta do serviço público prestado pelo Igeprev aos Segurados e Sociedade”.
A fase final de avaliação será uma defesa oral de cada representante dos projetos concorrentes. Esta etapa será realizada durante a “Semana de Inovação”, prevista para acontecer no mês de setembro de 2020. O IGEPREV valoriza e agradece seus servidores pelo empenho e dedicação em exercer o serviço público, assim como por concorrer no 1º Prêmio Inova Servidor. Também se utiliza do ensejo para parabenizar a todos os inscritos e em especial aos servidores deste Instituto.
Por Uriens Ravena Cañete, Técnico em Comunicação Social - Jornalismo.
Foto: Uriens Ravena Cañete
