Enviado por admin em sex, 23/05/2025 - 16:49

IGEPPS lança programa para humanização dos serviços previdenciários

Ação estende missão institucional do órgão para além da concessão de pensões e aposentadorias

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
23/05/2025 15h53

Foto divulgação 1

Transformar o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (IGEPPS) em um centro integrado de convivência, acolhimento e atuação multidisciplinar é um dos principais pilares do programa "Viver Bem", lançado nesta sexta-feira (23), em Belém. A iniciativa foi apresentada durante evento que reuniu servidores, colaboradores e convidados, e marca uma nova etapa na política de cuidado com os mais de 55 mil segurados da autarquia.

O programa amplia a rede de atenção construída desde 2019, com foco no incentivo ao envelhecimento ativo, e estrutura-se a partir de cinco eixos fundamentais: celebrar, acolher, vivência, autonomia e bem-estar. Esses princípios vão guiar as ações voltadas à formação, recreação, socialização e suporte psicológico de aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Pará.

Foto divulgação 2

Mais do que um novo projeto, o "Viver Bem" atua como um guarda-chuva institucional que reúne e potencializa mais de 12 ações já implementadas na área de educação previdenciária — além de novos programas previstos para execução ao longo do ano.

“Por meio desses investimentos, conseguimos disseminar informações não só entre os segurados, mas junto à população, sobre o funcionamento do RPPS, regras de aposentadoria, educação financeira e empreendedorismo”, destacou Marcella Takeshita, assistente social do IGEPPS e integrante do Núcleo de Atenção Psicossocial.

Foto divulgação 2

Uma nova fase da previdência estadual

Segundo o presidente do IGEPPS, Washington Albuquerque, o "Viver Bem" representa um novo ciclo na forma como o Estado enxerga e atua na gestão previdenciária. “Ao adotar uma abordagem multidisciplinar, promovemos a humanização dos atendimentos e garantimos presença institucional mesmo após a aposentadoria. O IGEPPS segue como referência nacional em eficiência e resgate de recursos por compensação previdenciária — mas, acima disso, queremos fazer diferença real na vida dos nossos beneficiários”, afirmou.

Foto divulgação 3

Projeto “Valor em Cada História” homenageia novos aposentados

Durante o evento de lançamento, o IGEPPS também promoveu, de forma inédita, uma cerimônia de homenagem a 157 novos segurados — civis e militares — que, além da portaria de aposentadoria, receberam um certificado de reconhecimento pela dedicação ao serviço público estadual.

Foto divulgação 4

“É uma alegria profunda. Foram muitos anos aguardando este momento. Hoje eu senti um prazer imenso”, relatou emocionada a ex-servidora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sheila Santos.

“Espero que o IGEPPS continue promovendo esse momento. Marcou a minha história, a minha vida profissional”, reforçou a nova aposentada.

O bombeiro militar Manassés Melo também compartilhou sua emoção. “Fiquei muito lisonjeado e satisfeito com o reconhecimento”.

A homenagem, intitulada “Valor em Cada História”, foi incluída no calendário oficial de eventos do Instituto e passará a ocorrer mensalmente. “Celebrar cada aposentadoria é reconhecer a importância de quem ajudou a construir um serviço público forte e eficiente. É acolher com respeito e garantir os direitos para que essa nova fase da vida seja vivida com dignidade e bem-estar”, concluiu Washington Albuquerque.

Foto divulgação 5Foto divulgação 6Foto divulgação 7