Enviado por admin em qui, 08/02/2024 - 10:40

IGEPPS fomenta cultura previdenciária no DETRAN

O planejamento como requisito fundamental na preparação para a fase de envelhecimento e também de aposentadoria foi tema da palestra “Recalculando a Rota: a importância do Projeto de Vida” ministrado por Marcella Takeshita, assistente social do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará (IGEPPS), aos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

1

“O projeto de vida é muito importante, não só para quem está se preparando para aposentadoria, mas para várias fases da nossa vida. Porque se a gente não se organizar pra planejar essas fases, a gente vai vivendo um dia após o outro sem ter um horizonte definido”, pontuou a palestrante.

O que é interessante pra mim? Eu me conheço? Eu sei o que eu quero pra minha vida? Quais são meus desejos? Estou trabalhando pra isso? Estou, de fato, engajado, compromissado com aquelas coisas que eu acredito e que são importantes para a minha vida? Foram alguns dos questionamentos feitos aos participantes.

2

“O contexto dessa vivência foi muito importante pra mim”, declarou Suelly Andrade, 66 anos, servidora do DETRAN há 45. “Essa palestra foi muito boa porque fez renascer a sensibilidade de muita gente. Não temos que ter medo de envelhecer, eu já tenho muitas coisas programadas que penso em fazer na aposentadoria”, finalizou.

Os servidores receberam informações sobre a necessidade de planejar e recalcular a rota ao longo da vida laboral, e após ela, traçando metas objetivas, programando ações práticas, e determinando prazos específicos.

3

“Essa palestra me deu um start: planeja, para, e observa a tua vida”, disse o gerente de arrecadação Marcos Rêgo, 58 anos. “Mudei meu direcionamento, entendi que é preciso me organizar, me planejar, para a terceira idade, que pode ser a melhor fase da nossa vida quando nos cuidamos”, destacou.

“Foi muito legal o feedback dos colegas do DETRAN. Eles compartilharam experiências, e trouxeram reflexões relacionadas à temática que trabalhamos”, encerrou Marcella Takeshita. A palestra faz parte das ações do IGEPPS para levar educação previdenciária aos servidores estaduais nos municípios.